sábado, 20 de fevereiro de 2016

Prefeitura terá que ampliar oferta de vagas na educação infantil



A Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (18), uma emenda ao Plano Municipal de Educação - PME que visa ampliar a oferta de vagas nas escolas públicas para crianças com idade de 0 a 3 anos.  A proposta estabelece que, até o final da vigência do Plano, 70% das crianças nessa faixa etária estejam estudando.
A emenda é de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSDC), presidente da Comissão de Educação da CMN, subscrita pelos vereadores Sandro Pimentel (PSOL), Aquino Neto (PROS) e Franklin Capistrano (PSB). Os 17 vereadores que estavam em plenário durante a votação foram favoráveis à aprovação da emenda.
"O texto original do Projeto de Lei trouxe uma proposta muito tímida, objetivando atender 50% das crianças até último ano do plano. Nós propomos os 70%, estabelecendo o alcance de 60% das crianças nos primeiros cinco anos do plano", comentou Eleika. "Ainda é um percentual tímido, mas é um aumento considerável, que pode ser viabilizados sem grandes impactos financeiros", destacou.
Amanda Gurgel (PSTU) também apresentou uma emenda nesse mesmo sentido, porém aumentando o alcance para 50% das crianças no primeiro ano, 70% no segundo e 100% no terceiro ano do PME. A proposta foi rejeitada pelo plenário, com 13 contrários e três favoráveis.
A parlamentar ainda teve outras duas emendas rejeitas pelo plenário: uma que estabelecia infração política, administrativa e ato de improbidade em caso de descumprimento do PME; e outra que inviabilizava o repasse de recursos municipais à instituições privadas, através de convênio, para compras de vagas.
Os vereadores continuarão a votação das emendas ao PME nas sessões ordinárias da próxima semana. Até o momento foram apreciadas 18 emendas, de um total de 89.

Texto: Carolina Souza
Fotos: Elpídio Júnior
Fonte: CMN 




Faça já seu plano de saúde!!!
Todos os planos de saúde - Individual, familiar e empresarial. Ligue agora. OI - (84) 98863.6877 / TIM - 99968.8972 / CLARO - 99173.0783 - WhatsApp - 98863.6877

Nenhum comentário:

Postar um comentário