sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Internet ganha normas de qualidade


O conselho diretor da Anatel aprovou ontem o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multímidia, que estabelece padrões de qualidade para a internet fixa, de forma a promover a progressiva melhoria em aspectos relacionados ao atendimento e ao desempenho das conexões de banda larga. As metas de qualidade serão exigidas das prestadoras com mais de 50 mil assinantes.
Entre os indicadores de rede estão:
Velocidade instantânea: é a velocidade aferida em cada medição feita pelo software específico, a ser fornecido pela operadora. O resultado não pode ser menor do que 20% da velocidade máxima contratada pelo assinante, tanto para download quanto para upload, em 95% das medições. A meta de 20 % é válida para os primeiros 12 meses; nos doze meses seguintes, será de 30% e, no terceiro ano, de 40%.
Velocidade média: É o resultado da média de todas as medições realizadas no mês na rede da ´prestadora. A meta inicial é de 60%, nos doze primeiros meses. Nos doze meses seguintes será de 70% e, a partir de então, de 80%.
Latência bidirecional: É o tempo em que um pacote de dados percorre a rede de um determinado ponto até seu destino e retorna à sua origem. A meta, a ser observada em 95% das medições, é de, no máximo, 80 milissegundos em conexões terrestres e 500 milissegundos em conexões por satélite.
A prestadora deve, por meio de seus canais de atendimento, ser capaz de orientar os assinantes quanto à obtenção, instalação e correta utilização do software, que deve permitir que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, ao histórico das medições realizadas e aos valores médios apurados. Serão consideradas, para o cálculo dos indicadores de cada prestadora, as medições feitas no período de maior tráfego, entre 10 horas e 22 horas. As medições serão feitas do terminal do assinante ao ponto de troca de tráfego da prestadora.
Fonte: Ethevaldo Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário