sábado, 17 de agosto de 2013

Nutricionista mostra alimentos que ajudam na saúde do intestino

 

Karin Honorato
Nutricionista

A nutricionista Karin Honorato fala  sobre alimentos que podem ajudar no controle a problemas no intestino como prisão de ventre e diarreia. Segundo ela, manter o órgão funcionando adequadamente todos os dias, além de ser um “alívio” para as pessoas, também ajuda na imunidade, na absorção dos nutrientes, na produção de vitaminas e a manter a saúde do corpo no geral.
Entre os alimentos, Karin destaca algumas frutas, como a banana, cereais, verduras e a água – que deve ser consumida durante todo o dia. Cada alimento tem propriedades específicas que a nutricionista enumera nesta coluna.
“Mamão, laranja, ameixa e manga são as frutas que possuem mais efeito laxante. Consumi-las, pelo menos uma durante a manhã, pode fazer muita diferença”, diz.  Ela também ressalta a importância das fibras, presente nas frutas, na aveia e na linhaça, para o bom funcionamento do intestino. Karin sugere o suco de fruta com um desses cereais.
Outra indicação é o extrato de aloe-vera, uma pequena xicara antes das refeições. Porém, ela alerta que esse produto deve ser consumido sob orientação de um especialista e no máximo por 30 dias.
A nutricionista afirma que as verduras escuras ajudam no bom funcionamento do organismo em geral. “Para quem sofre com a prisão de ventre, vai ajudar a aumentar a quantidade de fibras e também ajuda a desbloquear o fígado. Quando o fígado está muito congestionado, a pessoa pode sofrer mais com o funcionamento do intestino”, diz.
Outra influencia das verduras apontada por Karin é em respeito à tireoide. Segundo ela, o iodo presente nesses alimentos ajuda no funcionamento da glândula, que caso esteja fraca pode afetar o funcionamento do intestino. As verduras devem ser consumidas nas refeições ou até mesmo no suco de frutas com cereais.  
Diarreia
Para quem sofre com diarreia, Karin alerta que quando o problema é esporádico e dura entre dois ou três dias, a alimentação pode ajudar a resolver, mas se passar de três dias e for acompanhado de cólicas, dores e febres, um médico deve ser procurado.
A nutricionista recomenda que a pessoa fique atenta à intolerância alimentar. “Caso contrário, pode ser alguma infecção bacteriana, estresse ou alguma alteração alimentar”, diz.
Para combater a diarreia, Karin indica cozinhar arroz integral ou quinua por 40 minutos, e além de consumir o alimento, a água do preparo dever ser tomada durante o dia.
A nutricionista ainda recomenda frutas vermelhas como mirtilo, amora e morango. “Excelentes anti-inflamatórios”, diz. Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado.
As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin. Ela destaca a hortelã, em forma de chá ou de suco.
Banana
As diferentes variedades de banana são recomendadas, umas para a prisão de ventre outras para a diarreia. “Quando você consome banana da terra madura, ajuda a melhorar o funcionamento. Quando você consome banana prata madura, ajuda em caso de diarreia”, explica.
Segundo a nutricionista, a banana verde ajuda a normalizar o funcionamento e a saúde do intestino. “Consuma a banana verde ou em farinha – de uma a duas colheres de sopa ao dia – ou você pode preparar a polpa de banana verde”. (Veja a receita abaixo).
O alho e a cebola, além dos probióticos também são importantes para a flora intestinal, conclui.
Receita da polpa de banana verde
1 - Coloque 10 bananas bem verdes com casca em uma panela de pressão com água o suficiente para cobri-las;
2 - Deixe na pressão por 15 minutos (contar após o começo da pressão);
3 – Após terminar o cozimento, passe imediatamente no processador sem a casca. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
4 - Processe até obter uma pasta bem espessa;
5- Essa polpa pode ser guardada por cinco dias na geladeira ou de 3 a 4 meses no congelador.
Acrescente a polpa em sucos, vitaminas, sopas e preparo de massas, bolos e diversas receitas
Fonte: G1


Faça já seu plano de saúde!!! Ligue agora. (84) 8863.6877 / 9156.1273.


Nenhum comentário:

Postar um comentário