domingo, 25 de agosto de 2013

Gylmar dos Santos Neves, bicampeão mundial, morre aos 83 em São Paulo

 
Gylmar dos Santos Neves morreu em São Paulo Foto: Getty Images
Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira, o ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves morreu neste domingo aos 83 anos em São Paulo. O ex-jogador estava internado na capital paulista no Hospital Sírio-Libanês após sofrer um infarto. O ídolo de Corinthians e Santos já enfrentava complicações geradas por um acidente vascular cerebral (AVC) em 2000 e, além do infarto, sofreu uma infecção urinária. O óbito foi confirmado pela assessoria de imprensa do hospital.
A morte de Gylmar acontece um dia após outro campeão mundial morrer: Nílton De Sordi, 82 anos, foi vítima de falência múltipla dos órgãos, em Bandeirantes, interior do Paraná. 
Conhecido como o maior goleiro brasileiro de todos os tempos, Gylmar dos Santos Neves foi titular da Seleção Brasileira nas duas primeiras conquistas de Copa do Mundo, em 1958 e 1962.
Gylmar nasceu na cidade de Santos, no dia 22 de agosto de 1930. Começou a carreira em 1950, no Jabaquara-SP, mas no ano seguinte transferiu-se ao Corinthians. Jogando pelo time do Parque São Jorge, o goleiro conquistou três títulos paulistas (1951, 1952 e 1954) e dois Torneios Rio-São Paulo (1953 e 1954).
Em 1961, após um desentendimento com a diretoria corintiana, Gylmar se transferiu ao Santos. Jogando ao lado de Pelé, o goleiro viveu o melhor momento da carreira. Foram mais de 13 títulos com a camisa do time da Vila Belmiro. Entre eles, duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, ambos em 1962 e 1963. Ainda pelo Santos, Gylmar conquistou cinco Campeonatos Paulistas, três Torneios Rio-São Paulo e quatro Taças Brasil.
O goleio disputou 95 partidas oficiais com a Seleção Brasileira e conquistou, além dos mundiais de 1958 e 1962, dois campeonatos Sul-Americanos.
Gilmar encerrou a carreira quando ainda jogava pelo Santos, aos 39 anos, em 1969. Depois de abandonar os gramados, chegou a ter uma agência de veículos localizada na zona leste da capital paulista.
Antes de morrer, Gilmar do Santos Neves lutou contra os efeitos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que paralisou o lado direito de seu corpo.
Fonte: Portal Terra




Nenhum comentário:

Postar um comentário