sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Jorge Bastos Moreno conta bastidores da história de Ulysses Guimarães em novo livro

Jorge Bastos Moreno é jornalista político há quase 40 anos.   Crédito:Paula Giolito
 
Entre o início dos anos 1970 até 1992, o Brasil passou por intensas mudanças políticas, das quais Ulysses Guimarães teve papel decisivo. O político que foi presidente da Câmara dos Deputados e também responsável por estabelecer a nova Constituição, em 1988, foi também um dos que mais lutou pela redemocratização do País durante a ditadura militar. Ao lado de  Tancredo Neves, Orestes Quércia e Franco Montoro, 'doutor Ulysses', como era chamado, foi incessante na luta pelas Diretas Já.

À época, um jovem repórter do jornal O Globo já se destacava por sua cobertura política, sobretudo, em Brasília (DF). Ao longo desses 22 anos, Jorge Bastos Moreno foi amigo pessoal de Guimarães, o que lhe garantiu um rol de histórias exclusivas de bastidores. Algumas dessas memórias foram reunidas no novo livro “A História de Mora: a saga de Ulysses Guimarães”, lançado pela editora Rocco.

As 50 histórias foram publicadas, inicialmente, em O Globo, em 2012, nos 20 anos do falecimento do político, morto em um acidente de helicóptero com a esposa Mora. Os contos são narrados em primeira pessoa pelo jornalista, que toma emprestada a voz de dona Mora para trazer à tona o cenário dos anos 1970 até 1992. 

A escolha da personagem foi mais que estratégica. Dona Mora teve papel determinante na candidatura simbólica à presidência do marido em plena ditadura militar. A seguir, Moreno fala sobre o processo de produção do livro e a cobertura de jornalismo político fora de Brasília.  
 
IMPRENSA Você deve acumular diversas histórias do Dr. Ulysses. Como foi o processo de seleção de quais relatos integrariam o livro?
Jorge Bastos Moreno Escolhi as histórias que vinham na cabeça, não fiz um roteiro, nem escolhas antecipadas. Toda quinta-feira eu parava, lembrava e escrevia. Como a história de Mora tinha que estar na redação sempre às sextas de manhã, eu fazia na quinta à noite.

A ideia de trazer à tona essas histórias foi uma iniciativa sua ou uma demanda do jornal?
Eu estava escrevendo uma peça sobre a dona Mora para a atriz Mariana Ximenez quando O Globo me fez a proposta de publicar essas histórias no jornal. A ideia era que no final de 2012 tudo isso fosse compilado em livro. Foi então que acabei convertendo a peça num folhetim. No livro, mantive o projeto original de O Globo. Não acrescentei novas histórias à publicação.

Como foi a decisão de escrever o livro todo em primeira pessoa, como se fosse Mora, a esposa de Ulysses?
Escolhi escrever em primeira pessoa porque as histórias eram para um monólogo no teatro. A ideia inicial era transformá-las em uma peça de teatro. Ainda mantenho essa esperança que o livro seja convertido para o teatro. Tenho várias pessoas contactadas que estão dispostas em adaptá-lo.

E porque a dona Mora e não outro personagem como narrador?
Porque no único momento em que ela interferiu na vida dele, ela o fez de forma bem contundente e decisiva para o destino do País. Os governadores do PMDB não queriam que o Ulysses lançasse candidatura à presidência, ainda que simbólica, em meio à ditadura, em 1973. Ela peitou todos eles com silêncio, com o olhar apenas. Ela derrotou todos eles e Dr. Ulysses saiu candidato. Se eles tirassem o Ulysses da candidatura, certamente, a história do País seria diferente.

Como se preparou para incorporar o personagem? Fez alguma pesquisa prévia sobre dona Mora também? Também era amigo dela?
Quando a conheci, tive contatos esporádicos. Vim a conviver com ela mais no período da produção da Constituinte, em que ela ficou mais em Brasília.  Aconteceu um fato interessante quando publiquei suas histórias no jornal, porque a família adorou o primeiro capítulo, o segundo, torceu o nariz, o terceiro, detestou. Quando terminei a série a família ficou emocionada com tudo que contei. 

A capa do livro é de Orlando Britto e foi capa da revista Veja. Por que esta imagem foi escolhida?
Porque essa capa foi a capa que noticiava o desaparecimento dele, em 1992. Foi a última foto feita pelo Orlando Britto antes de sua morte. A capa foi como homenagem a ele. A Veja colocou como título “Por quem os sinos dobram”. Achei muito bonita e decidi usá-la em meu livro.

Você comentou que tem uma memória auditiva muito boa. Também a utiliza no seu dia a dia como jornalista de política? Ou prefere gravar suas entrevistas?
Não recorro a gravador, sempre recorro à memória. Ultimamente, tenho feito poucas entrevistas, mas as mais recentes, curiosamente, as duas foram com a presidente Dilma e não usei gravador. É uma temeridade fazer uma entrevista dessas contando só com a memória, eu sei. Felizmente, nunca tive problemas.

Como é fazer a cobertura de política no Rio de Janeiro? Influencia muito o local onde trabalha para a apuração e o contato com as fontes?
Tenho praticamente 40 anos de Congresso. Minha vinda para o Rio é recente, de uns dois anos para cá. Eu cultivo minhas fontes de Brasília ainda. Também passei a ter contato com muitos parlamentares depois que vim para o Rio.

Em seu perfil no Twitter, você não poupa críticas nem ao jornal O Globo, e parece utilizá-lo com bastante liberdade. Como o jornal vê isso?
Tenho uma coluna no jornal, que desde o início, há quase 20 anos, as pessoas que me conhecem dizem: “você escreve como você fala”. Quando ouço isso, fico preocupado. Às vezes, penso que é um elogio, mas também há uma temeridade. Fico pensando se no texto não tem muito erro, mas na verdade, se você pegar uma matéria minha, vai ver que este é meu padrão. Costumo escrever em primeira pessoa até nas reportagens. Tanto minhas matérias, quanto a coluna ou o Twitter seguem um padrão de linguagem próprio. Nunca fui censurado pelo jornal em relação ao meu conteúdo ou forma. Às vezes, me dão um puxãozinho de orelha, falam que roupa suja se lava em casa, mas me mandar apagar post, essas coisas, jamais.
Fonte: Portal Imprensa

Faça já seu plano de saúde!!! Ligue agora. (84) 8863.6877 / 9156.1273.


Nenhum comentário:

Postar um comentário