terça-feira, 29 de dezembro de 2015

OAB inaugura nova sede


 A OAB/RN inaugurou sua nova sede, em reunião extraordinária do Conselho Seccional. A nova estrutura, localizada na rua Barão de Serra Branca, no bairro de Candelária, foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (28), com a presença do presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicus Furtado Coêlho, da diretoria da Seccional Potiguar, presidida por Sérgio Freire, além de autoridades do judiciário e executivo do Estado, além de advogados potiguares e do presidente eleito da OAB/RN, Paulo Coutinho.
Com 4.300 metros quadrados, a nova sede reúne no mesmo lugar a OAB/RN, Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN), Escola Superior de Advocacia (ESA), Tribunal de Ética e Disciplina, Clínica do Advogado e Escritório Modelo. Além de um auditório para 310 pessoas, salas modernas, estacionamento para 72 carros, obedecendo aos critérios da estrutura administrativa com acessibilidade.
O presidente do Conselho Federal fez a abertura do evento. “No momento em que inauguramos essa nova sede da OAB/RN, nós estamos trazendo mais de 4.000 metros quadrados de cidadania e valorização da classe. Agora os advogados do RN têm uma sede à altura da importância, relevância e dignidade dos colegas que compõem esta seccional”, disse Marcus Vinícius, que passou a presidência da mesa para Sérgio Freire, que deu início à reunião extraordinária do Conselho Seccional.
O atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN) e presidente eleito da OAB/RN, Paulo Coutinho, falou da concretização do sonho e do desafio que irá enfrentar durante a sua gestão. “Esse é um dia de muita felicidade e alegria. Poder assumir a OAB daqui a pouco dias, junto com a diretoria e os conselheiros que aqui estão, e enfrentar o desafio de transformar essa estrutura em benefício, apoio e em assistência ao advogado e à população é um desafio que nós aceitamos e vamos cumprir”.
O procurador geral de justiça, Rinaldo Reis, parabenizou a advocacia potiguar pela conquista. Hoje é um dia de festa e, em nome do Ministério Público, parabenizo todos os advogados, a OAB/RN e o Conselho Federal, por trazerem para o RN esse espaço de cidadania. O advogado, assim como está na Constituição, é essencial a administração da justiça, da democracia e cidadania. Parabéns para a OAB e para o Rio Grande do Norte que possuem agora asse espaço para servir à sociedade e aos advogados. Parabéns também a todos que trabalharam para tornar esse sonho possível”.

 Emocionado, Sérgio Freire, fez um agradecimento especial aos que ajudaram a realizar o sonho da construção da nova sede. “Queria dizer da luta para chegar até aqui e não poderia deixar registrar a gratidão que a advocacia potiguar tem por Paulo Eduardo Teixeira, que em 2007, na primeira oportunidade que conversamos, disse que estava indo até a governadora Wilma requerer o terreno. Dali por diante, fizemos uma verdadeira via crucis e o que mais admirei nele foi a perseverança. Parabéns, Paulo! Essa realização é nossa, mas você é o verdadeiro responsável por isso. Quero agradecer a todos, principalmente ao advogado brasileiro. O sistema OAB nos permitiu ter esta sede. A seccional potiguar, sozinha, não teria condições de ter hoje este prédio à disposição da advocacia. São os advogados do Amazonas, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte que, juntos, trabalham de forma unificada para que o sistema OAB cresça e seja cada dia mais valorizado e possa prestar serviço à sociedade e à democracia”, disse Freire, que também fez um agradecimento especial a atual diretoria, ao conselho, funcionários e sua família.
Homenagem
Durante a Solenidade, Sérgio Freire prestou uma homenagem a professora Wilma de Faria que em 2010, quando era governadora do Estado, oficializou a doação do terreno para construção da nova sede da OAB/RN, através da Lei 9.340/2010. A placa foi entregue a deputada Márcia Maia, filha da ex-governadora.
“Carrego comigo que a gratidão é o maior sentimento que o ser humano pode ter pelo próximo. Tanto eu quanto o ex-presidente Paulo Teixeira, somos testemunhas do esforço que a governadora fez à época para a doação deste terreno. Então, nada mais justo que o reconhecimento público da OAB/RN a professora Wilma”, disse Freire.

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário