quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiro papa latino-americano da história, Jorge Mario Bergoglio assume na próxima terça

 
O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi anunciado na noite desta quarta-feira (13), tarde no Brasil, como o novo papa da Igreja Católica. O primeiro papa latino-americano da história vai utilizar o nome de Francisco 1º.
Bergoglio assume o comando da Igreja Católica e do Vaticano 13 dias após a renúncia de Bento 16 (o alemão Joseph Ratzinger), que deixou o cargo em 28 de fevereiro após declarar não ter mais forças para seguir no posto.
A decisão saiu no segundo dia do conclave, iniciado na tarde de terça-feira (12). Foram necessárias cinco votações para que os 115 cardeais eleitores chegassem a um nome de consenso: uma na tarde de ontem, duas na manhã de hoje e mais duas na tarde de hoje.
Além da fumaça branca, expelida às 19h06 locais (15h06 em Brasília), a escolha do novo papa foi anunciada pelos sinos da Basílica São Pedro.
A multidão de católicos que lotava a praça São Pedro então se aproximou da varanda da Basílica de São Pedro, onde o novo papa foi apresentado aos fiéis.
O primeiro a aparecer foi o francês Jean-Louis Tauran, o mais velho entre os cardeais. Pouco mais de uma hora após a fumaça branca ser expelida, Tauran declarou na varanda da Basílica São Pedro a famosa frase “Habemus papam”, que em latim significa “Temos papa”.
O francês então disse em latim o nome do cardeal argentino, "Georgium", e anunciou que ele irá utilizar o nome de Francisco 1º.
Nenhum papa jamais adotou o nome de São Francisco de Assis, o reformador do século 13 que viveu na pobreza e disse aos seguidores: "Pregue sempre o Evangelho. Se necessário, use palavras".
O cardeal decano então deixou a varanda e deu lugar para o argentino Bergoglio. O novo papa se aproximou e saudou a multidão.
Em suas primeiras palavras, o papa Francisco 1º pediu uma oração para o papa emérito bento 16.
Falando em italiano com um leve sotaque latino-americano, brincou com a multidão antes de proferir sua bênção, dizendo:
— Como vocês sabem, a função do conclave é dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram quase até o fim do mundo [para em escolher].
O cardeal foi o "segundo" mais votado no conclave de 2005, que elegeu Bento 16 como sucessor do papa João Paulo 2º.
Bergoglio é o primeiro papa latino-americano da história e o primeiro não europeu em 1300 anos.
Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário