quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeais elegem novo papa, e chaminé solta fumaça branca


Os 155 cardeais de todo o mundo reunidos na Capela Sistina desde terça-feira (12) chegaram a um consenso e elegeram um papa. A identidade do novo líder da Igreja Católica Romana deverá ser divulgada em minutos. O religioso, depois, fará uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro, no Vaticano. 
Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina. Nos dias anteriores, quando os escrutínios terminaram sem um consenso, a fumaça expelida era de coloração preta.
O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.
O eleito precisou obter ao menos 77 votos. 


Durante o conclave, os cardeais permanecem em absoluto isolamento, impedidos de vazar informações sobre as votações, sob pena de excomunhão. Eles foram vistos pela última vez na terça-feira, quando fizeram uma procissão rumo à Capela Sistina e deram início aos trabalhos.
Neste período, os cardeais ficam hospedados na Casa de Santa Marta, dentro do Vaticano. Lá, os quartos são sorteados, para que ninguém possa escolher seu vizinho, e não há telefone ou internet disponíveis.
Em 2005, o cardeal Joseph Ratzinger foi escolhido como papa em três dias de votação. 
Fonte: Folha

Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário