domingo, 3 de março de 2013

Assinantes de TV: 16,5 milhões


Em janeiro, a TV paga ganhou 312.193 assinantes, número 40,62% superior ao de dezembro (222.007). Dessa forma, o Brasil atingiu a marca de 16.501.150 domicílios com TV por assinatura. Em relação a janeiro de 2011, houve aumento de 0,76% na quantidade de novos assinantes. Em todo o ano de 2012, o crescimento da base instalada alcançou 27,03%, inferior ao verificado em 2011 (30,45%) e em 2010 (30,72%)
Os dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) consideram o número médio 3,3 pessoas por domicílio, conforme o IBGE, o que significa que os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para 54,45 milhões de brasileiros. O DTH (via satélite) continua sendo o meio de maior crescimento no setor: em janeiro, cresceu 2,07% em relação ao mês anterior, enquanto o número de assinantes que recebem os serviços via cabo aumentou apenas 0,78% e as prestadoras de MMDS (micro-ondas) perderam 4,34% de seus assinantes. O cabo, que já foi a tecnologia mais usada na TV por assinatura, tem agora 37,9% de participação no mercado, enquanto o DTH atingiu 61,3%. Em fevereiro de 2010, as conexões via cabo representavam 57,6% e as DTH, 37,9%.
A Região Centro-Oeste foi proporcionalmente a que mais acrescentou novos assinantes de TV paga, com aumento de 37,68%, seguida pelo Norte, com crescimento, com 36,03% nos últimos 12 meses. A Região Sudeste, porém, ainda concentra a maioria dos domicílios com TV paga: 10.224.842, ou seja, 61,56% do total do País. Estão nessa região os três Estados com maior número de assinantes: São Paulo (6.320.821, ou 38,3% de todo o País), Rio de Janeiro (2.327.704) e Minas Gerais (1.344.412). Completam a lista dos cinco maiores: Rio Grande do Sul (1.076.891) e Paraná (803.031). Mato Grosso, com 59,07%, foi o Estado com maior crescimento relativo no número de assinantes nos últimos 12 meses, seguido por Tocantins, com 58,51%. Roraima teve o menor: 10,84%.
A Região Sudeste tem também a maior densidade de assinaturas por domicílios, 39,1%, acima da média nacional de 27,6%. O Distrito Federal, com 50,3%, permanece como a unidade da Federação com maior proporção de domicílios com TV por assinatura, à frente de São Paulo, que ficou com 47,9%. Seguem-se Rio de Janeiro (43,1%), Amazonas (31,5%), Rio Grande do Sul (29,1%) e Santa Catarina (28,5%). Piauí é o Estado com menor densidade: 7,5%, seguido por Maranhão (8,1%), Tocantins (10,2%), Paraíba (12,1%) e Alagoas (12,1%).
O grupo Net/Embratel detém mais da metade (52,35%) do mercado de TV por assinatura no País. Em seguida vêm o grupo Sky/DirecTV, com 31,17% (31,12% em dezembro); Oi, com 4,6% (4,62%); Telefônica/Abril, com 3,55% (3,67%); e GVT, com 2,73% (2,62%).
Fonte:  Ethevaldo Siqueira.


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