domingo, 17 de março de 2013

Campinense e ASA jogam pelo título do Nordestão e para fazer história

Campinense e ASA entram em campo às 16h deste domingo para decidir a Copa do Nordeste. Mais: têm a oportunidade de fazer história em seus respectivos estados, já que tanto na Paraíba como em Alagoas nunca um clube conquistou o título de um campeonato homologado pela CBF. São todos estes ingredientes que cercam o segundo jogo da final do Nordestão, marcado para o Estádio Amigão, em Campina Grande, que deve estar completamente lotado no momento do confronto.
As chances do time paraibano ficar com o título são maiores. Isto porque a Raposa venceu por 2 a 1 a primeira partida da decisão, realizada em Arapiraca no último domingo. A equipe rubro-negra pode até perder por 1 a 0 que será campeã regional. O retrospecto da Raposa jogando em casa no Nordestão é outro fator de vantagem para o time. O Campinense tem quatro vitórias e um empate no Amigão e não sofreu um único gol em casa.
ASA x Campinense, em Arapiraca (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
No primeiro jogo da final, o Campinense venceu o ASA por 2 a 1 (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
Apesar da vantagem, contudo, ninguém fala em derrota entre os jogadores e comissão técnica. A orientação do técnico Oliveira Canindé é manter o foco na vitória para evitar surpresas. E buscar o gol desde o início do jogo.
Oliveira Canindé, treinador do Campinense (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
Oliveira Canindé ignora vantagem e quer time
brigando pela vitória contra o ASA de Arapiraca
(Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)
- Eu já vivi todas as situações possíveis no futebol. E sei que o que mais pode atrapalhar um time é o “oba-oba” de achar que já ganhou. Isto atrapalha muito e dá uma chance extra para o adversário - alerta o treinador.
Para o time que vai entrar em campo, restam três dúvidas, provocadas por contusões de última hora: o zagueiro e capitão Roberto Dias, o volante Wellington e o meia Bismarck sentiram lesões nas coxas e não treinaram na sexta-feira. Eles devem passar por testes de última hora para saber se podem jogar.
O caso do volante Wellington é o mais complicado. Ele já desfalcou a Raposa no primeiro jogo da final, em Arapiraca. Na última terça-feira, o jogador sentiu uma contusão muscular na coxa direita, que o afastou dos treinamentos. Nesta tarde, ele ainda participou do primeiro tempo do coletivo, mas voltou a sentir a lesão e está praticamente descartado do jogo de domingo.
Caso Wellington não seja relacionado para a partida, a tendência é que o técnico Oliveira Canindé opte pela mesma substituição que fez no jogo de ida. Em seu lugar deve entrar o zagueiro Anderson Rosa e Edvânio deve deixar a zaga e jogar como segundo volante. Já Roberto Dias e Bismarck têm mais chances de ir a campo.
Didira é um dos destaques do ASA (Foto: Igor Castro/Divulgação ASA)
(Foto: Igor Castro/Divulgação ASA)


Pelo lado do ASA, a aposta é no bom retrospecto fora de casa para voltar de Campina Grande com a taça do Nordestão. Em cinco jogos fora de casa na competição, o Alvinegro conquistou três vitórias e sofreu duas derrotas, mas no mata-mata já eliminou ABC e Ceará com resultados positivos nas partidas fora de Alagoas.
- Perdemos em casa nas primeiras rodadas do Copa do Nordeste. Depois, vencemos América-RN, ABC e Ceará. Por isso, mesmo sabendo das dificuldades, vamos lutar pelo título. A torcida pode ter certeza que aqui temos um grupo de guerreiros e vamos correr demais em campo por essa conquista – comentou o meia Didira, principal jogador do time.
O técnico Leandro Campos sabe que o ASA precisa furar o bloqueio defensivo do Campinense e deve aumentar o poder de fogo da equipe. O meia Thallyson já cumpriu suspensão automática e deve entrar no lugar do zagueiro Tiago Garça, suspenso, mudando assim o esquema 3-5-2 para o 4-4-2. No ataque, Leandro testou Wanderson e Rodrigo Dantas nos últimos treinos, mas deve optar pela primeira opção.
Leandro Campos - técnico do ASA (Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)
 Leandro Campos quer colocar um time ofensivo para surpreender o Campinense no Estádio Amigão
(Foto: Leonardo Freire/GLOBOESPORTE.COM)
Na coletiva após a derrota do último domingo para o Campinense, o treinador lamentou o fato de Rodrigo e Léo Gamalho serem jogadores mais fixos, com características parecidas. No segundo tempo, com a entrada do velocista Wanderson, o time melhorou e fez um gol no final da partida.
Para conquistar o título do Nordestão, o ASA precisa vencer por dois gols de diferença ou marcando três ou mais vezes (3 x 2, 4 x 3, 5 x 4...). Se bater o Campinense por 2 a 1, o campeão será definido nas cobranças de pênaltis.
As TV's Cabo Branco, Paraíba e Gazeta transmitem ao vivo o jogo para os estados da Paraíba e de Alagoas  e Esporte Interativo para todo Brasil.
Fonte: PARAIBA1

Nenhum comentário:

Postar um comentário