sexta-feira, 15 de abril de 2016

Frente Parlamentar do autismo é lançada em solenidade

 A Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta quinta-feira (14) uma sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo e na ocasião lançou a Frente Parlamentar de Conscientização do Autismo. A iniciativa é do vereador Júlio Protásio (PDT).

Durante a cerimônia foram homenageadas entidades que prestam serviço de atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista como a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN), Grupo Mães Corujas Batalhadoras, Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE-RN). Também foram homenageadas com diploma de reconhecimento da Câmara Municipal a presidente da Associação Amigos do CAPSI, Jobson da Silva Maia - autista cover de Roberto Carlos, Breno Daví Rodrigues Câmara de Araújo - autista formado no curso de História e autor do livro "Os labirintos percorridos por um aluno asperger: do ensino infantil ao superior", além de pais de autistas e profissionais que militam na causa.

"Estamos comemorando o mês de abril dedicado à pessoa autista não apenas com esta cerimônia, reconhecendo a obstinação de pessoas e entidades que se dedicam à causa, mas também lançando a Frente Parlamentar de Conscientização do Autismo, para que esse debate esteja presente nesta casa, pela modernização dos serviços e busca dos direitos dessas pessoas", disse o parlamentar.

Para Liliane Monteiro, da Associação dos Amigos do CAPSI, a Frente Parlamentar só vem a contribuir com a causa. "É o primeiro passo para a verdadeira inclusão. Agora não é só esperar que a lei seja cumprida, mas saber que o assunto estará em debate com um grupo buscando as melhorias e direitos da pessoa autista e com o apoio de representantes do poder público", disse. Breno Araújo, que foi um dos homenageados, destacou que a falta de informação ´principal responsável por equívocos praticados pela sociedade. "Esse momento é uma forma de ajudar na conscientização social sobre a causa autista e a Frente Parlamentar vem contribuir para essa informação e melhorias no atendimento à pessoa autista", relata.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Em todo o mundo, cerca de 70 milhões de pessoas de todas as classes sociais e etnias são afetadas pelo autismo. No Brasil, estima-se a existência de dois milhões de portadores do espectro.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo
Fonte: CMN
 
 
 
Faça o seu empréstimo consignado!
Ligue agora. OI - (84) 98863.6877 / TIM - 99968.8972 / CLARO - 99173.0783 - WhatsApp - 98863.6877
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário