sábado, 27 de junho de 2015

Decisão da suprema corte americana pró-casamento gay gera celebração global

  A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (26), que tornou o casamento entre pessoas do mesmo sexo garantido pela Constituição em todo o país gerou uma imensa repercussão em todo o mundo. Lideranças políticas, artistas e ativistas comemoraram a iniciativa. Para expressarem seu apoio, através das redes sociais, as pessoas estão alterando a cor de suas fotos de perfis incluindo as cores do arco-iris, símbolo da luta dos homossexuais. No Brasil, os perfis da presidente Dilma e do ex-presidente Lula fizeram a homenagem, além de parlamentares como Jean Wyllys e Jandira Feghali. O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, também alterou a sua imagem.

A decisão da Suprema Corte veio em resposta a uma ação coletiva que tramitava na Justiça americana e é tomada como jurisprudência para casos semelhantes. A notícia é uma vitória da luta de anos de ativismo e batalhas judiciais dos movimentos pelos direitos civis de homossexuais.
Em discurso, o presidente americano, Barack Obama, homenageou os “heróis anônimos” que lutaram pelo reconhecimento legal do casamento gay. Antes, no Twitter, ele havia afirmado que a decisão era um “grande passo em nossa marcha pela igualdade”. Depois da decisão, ativistas tomaram a frente da Suprema Corte e cantaram o hino nacional com bandeiras do movimento.
Abaixo matéria da Agência Brasil:
Decisão que garante casamento gay reafirma igualdade, diz Obama
Leandra Felipe – Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição: Maria Claudia
Após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, proferida hoje (26), que garante o direito do casamento gay para casais homossexuais, o presidente Barack Obama disse que a mudança ressalta a igualdade dos norte-americanos. “Quando todos os americanos são tratados como iguais, nós todos somos mais livres”, disse, em um discurso na Casa Branca.
A decisão apertada da Suprema Corte, por cinco votos a quatro, estabeleceu garantias constitucionais da proteção igualitária ao matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. A partir de agora, os tribunais estaduais não podem mais proibir casamentos entre homossexuais. Todos os 50 estados devem obedecer a lei.
Um dos juízes mais conservadores segundo a imprensa norte-americana, Anthony Kennedy, escreveu em nome da corte que a decisão é uma esperança para os homossexuais que querem se casar. “As pessoas que querem uma união com o mesmo sexo, já não serão condenadas a viver na solidão, excluídas das mais antigas instituições de nossa civilização. Elas pedem a mesma dignidade aos olhos da lei. A Constituição lhes garante esse direito”.
Kennedy votou com os quatro juízes liberais a favor e garantiu que a lei fosse alterada. Do lado de fora da Suprema Corte, manifestações favoráveis e contra a decisão aconteceram durante e após o anúncio da sentença.
A mudança também garante que casamentos celebrados em estados que permitiam o casamento possam ter valor legal nos estados que proibiam.
Antes de se pronunciar na Casa Branca, Barack Obama comentou a decisão em sua conta no Twitter e no Facebook. “Hoje damos um grande passo na busca da igualdade. Agora os casais do mesmo sexo podem se casar”. Ele usou a hashtag #lovewon (o amor ganhou) no Twitter e postou uma foto em seu perfil no Facebook. Milhares de usuários compartilharam a mensagem de Obama.
Fonte: O Potiguar



Nenhum comentário:

Postar um comentário