terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Rota e segurança para Dilma serão definidas hoje



Os dois eventos inaugurais  do estádio Arena das Dunas também mobilizam os setores de segurança e saúde que já estão nas últimas definições para os dias 22 e 26. Hoje, a polícia militar se reúne com o gabinete de segurança institucional da Presidência da República, Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal para decisões da estrutura, efetivo e rotas da presidência.

“Vamos montar estrutura de batedores, escolta, itinerários e o local propriamente dito; os perímetros de segurança ao entorno do estádio”, explica Coronel Francisco Canindé Araújo, comandante do Policiamento Militar do RN. Para a operação, estará ordenado o efetivo das unidades especializadas: o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque, onda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), Batalhado de Choque (BPChoque), Cavalaria.

A organização da PM  já se prepara para manifestações populares divulgadas para o dia. Está marcado um protesto em virtude dos gastos dos governos com a Copa do Mundo, com o lema “Da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro pra saúde, segurança e educação”, o ato terá início às 14h, no cruzamento das Avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. De lá, os manifestantes pretendem sair em passeata até o estádio.
O protesto é organizado pelos sindicatos dos servidores da saúde, policiais civis, servidores estaduais, funcionários da UFRN, guardas municipais. Centrais Sindicais e e a Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre), também confirmaram presença.

Em fase de finalização está o plano de operações para a “jornada dupla” de jogos neste domingo próximo, 26, que serão orientados pelo padrão da Fifa para segurança. O primeiro jogo acontece às 17h e o segundo às 20h, com o show de Roberta Sá no intervalo. “Antes de quinta-feira concluímos o projeto”, garante o comandante.

O planejamento para esse dia envolve todos os batalhões, segundo o comandante, servindo como experiência para a Copa do Mundo, inclusive, com a parceria entre a Polícia Militar e a segurança privada. A PM vai trabalhar na escolta das torcidas, equipes de futebol, controle de acesso aos portões, segurança nas paradas de ônibus, “antes, durante e depois” do evento. Coronel Araújo prevê que haverá necessidade de operação das 12h às 22h. 

No setor de saúde, o Hospital do Coração de Natal foi escolhido pela equipe médica da Presidência como referência e retaguarda no RN. As equipes de Hemodinâmica, Pronto-Socorro e UTI estarão de prontidão no dia da visita.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário