domingo, 26 de janeiro de 2014

Prefeitura do Natal lança ‘Portal da Transparência’

Secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira. Foto aldair dantas
 A Prefeitura do Natal lança oficialmente amanhã (27), as 10 horas, em solenidade no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o Portal de Transparência do Município (www.natal.rn.gov.br/leideacesso/) e o Portal da Copa do Mundo de 2014 da capital potiguar (www.natal.rn.gov.br/copa2014/). O prefeito Carlos Eduardo participa da solenidade.
No portal de transparência, estarão contidas as informações referentes aos gastos da administração como: diárias, salários do funcionalismo e o andamento de licitações. O portal da Copa do Mundo se configura em uma inovação implantada pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), já que os interessados poderão acessar a ferramenta para acompanhar o andamento das obras de mobilidade urbana em curso na cidade, como também conhecer melhor o cronograma de serviços e os planos de trabalho dos referidos projetos.

Os portais serão acessados a partir de links existentes na parte superior direita da página oficial da Prefeitura na internet (www.natal.rn.gov.br). A secretária municipal de Planejamento, Virginia Ferreira, disse que o lançamento dessas ferramentas vai aproximar mais a população natalense da administração municipal, uma vez que os usuários terão acesso a todos os passos da gestão pública e ficarão sabendo como está sendo aplicado o dinheiro dos impostos. Ela acredita também que os portais são uma grande arma de combate à corrupção, pois os atos e gastos da Prefeitura de Natal estarão sempre disponíveis. “A criação dos portais é mais um compromisso cumprido pelo prefeito Carlos Eduardo”, destacou.

O Portal de Transparência e o Portal da Copa do Mundo de 2014 foram totalmente desenvolvidos pela equipe da Sempla e toda a tecnologia para implantação e administração dos sites já foi disponibilizada para a Controladoria Geral da União (CGU) que deve repassar essas informações aos municípios que não têm condições de criar ou adquirir sistemas dessa categoria de controle e divulgação de gastos. Virgínia Ferreira informou também que cada órgão municipal designou funcionários que foram treinados por técnicos da CGU para operar o sistema e passar as informações aos munícipes que forem às secretarias.
Fonte: Tribuna do Norte



Nenhum comentário:

Postar um comentário