terça-feira, 28 de janeiro de 2014

30 anos da estreia de Luciano do Valle na Band



28 de janeiro de 1984. Há 30 anos completados nesta terça-feira, começava um dos principais casamentos da televisão esportiva brasileira: o de Luciano do Valle com a Rede Bandeirantes. Depois de sair da Globo ao fim da Copa do Mundo de 1982, ele parou de narrar futebol e se dedicou aos esportes olímpicos na Rede Record, que mantinha o futebol sob o comando de Sílvio Luiz. Foi na Record que aconteceu aquele histórico vôlei Brasil x URSS no Maracanã em 1983. Mas a Record estava em tempos muito difíceis, muito longe do status atual, e acabou pequena para o que Luciano pretendia. Então, ele transferiu o "Show do Esporte" para a Bandeirantes, nela começando em 4 de dezembro de 1983. Só quase dois meses depois seu comandante mudou de canal devido ao fim do vínculo com aquele do qual saía. Ali, começava a ser feita uma história bonita e inesquecível.

Na Bandeirantes, Luciano do Valle voltou a narrar futebol e começou naquele último sábado do primeiro mês de 1984. O jogo foi Flamengo 1 x 0 Palmeiras, que abriu o Campeonato Brasileiro (chamado então de "Copa Brasil"). Tita marcou o primeiro gol documentado pelo locutor em sua nova casa, em lance que podem assistir aqui. Esta partida também deu ao vivo em outras três estações: Globo, com Luiz Alfredo; Manchete, com Joseval Peixoto (disso sei por anúncio da emissora na Folha de S.Paulo daquele dia); e Record, imagino que com Sílvio Luiz. No dia seguinte, Luciano apareceu pela primeira vez no "Show do Esporte" e também ali transmitiu futebol, fazendo à noite Grêmio 2 x 0 Náutico, que também passou na Record e que é um jogo de imagens inéditas na internet.

A partir dali, Luciano do Valle e sua empresa Promoação, liderada em conjunto com José Francisco Leal (Quico) e posteriormente renomeada para Luqui, transformou a Bandeirantes no "canal do esporte" que praticamente "formou" muitos fãs de futebol, basquete, vôlei, automobilismo, tênis, natação, futsal e outras modalidades ao longo de duas décadas, antecipando em cerca de 10 anos o que hoje temos nos canais segmentados fechados. Campeonatos de futebol nacionais e estrangeiros, Copas do Mundo, Olimpíadas, NBA, Fórmula Indy e um tanto de coisas mais ganharam vez e voz nas narrações de Luciano na Band. Ele deixou a emissora em 2003, quando voltou à Record. O retorno em definitivo ao Morumbi aconteceu em 2006. Logo, não são 30 anos exatamente corridos dele na Rede Bandeirantes. Mas tudo teve um ponto de partida. E este fecha hoje três décadas.
Fonte: Papo de Bola







PROMOÇÃO DA SKY com 2 equipamentos. Mais inf.: 8863.6877 / 9968.8972

Nenhum comentário:

Postar um comentário