terça-feira, 15 de novembro de 2011

Canal Fox Sports desafia a Globo e estreia no Brasil em fevereiro


Informações não oficiais dão conta que o canal Fox Sports vai estrear no Brasil em fevereiro, quando começa a Taça Libertadores da América, competição que detém exclusividade, inclusive para o Brasil. Para vencer provável resistência da Net, maior operadora do país, ligada à Rede Globo, a Fox vai colocar a Fox Sports no lugar do canal Speed. Além da Libertadores, o Fox Sports terá a Copa Sul-Americana e o UFC.
A decisão da Fox, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, mas pouco relevante no Brasil, de lançar um canal de esportes no país é uma declaração de guerra à Globosat, programadora de canais por assinatura da Globo. Com a entrada da Fox no Brasil, os canais Sportv ganharão um concorrente de peso, algo que não via desde o começo dos anos 2000, quando a Globosat comprou parte da Espn Brasil, canal que, no final dos anos 1990, travara disputa por direitos de campeonatos nacionais e vencera.
Recentemente, em entrevista à Folha de São Paulo, Alberto Pecegueiro, diretor-geral da Globosat, ameaçou levar o Sportv para a América Latina caso o Fox Sports (que é forte na América Latina) se lance no Brasil. A Globosat também ameaça negociar os direitos da Libertadores individualmente com cada clube, como a Globo fez com os participantes do Campeonato Brasileiro. Todavia, para a Fox, esse tipo de negociação é praticamente inviável. Primeiro, porque o torneio envolve clubes do México à Argentina, e muitos de seus participantes só são definidos em dezembro, a pouco mais de um mês do início da disputa. Segundo, porque a Fox Sports é uma marca muito forte na América Latina e projeta clubes e jogadores para a Europa.
A curto prazo, porém, a chegada da Fox Sports não alterará a disputa por direitos de campeonatos nacionais. O Brasileirão, por exemplo, é do Sportv pelo menos até 2015.
Com informações do R7, por Daniel Castro
ATUALIZAÇÃO: Além do canal de TV, o projeto da Fox Sports para o Brasil engloba um portal na Internet. Embrionariamente e secretamente, funcionários baseados na Argentina trabalham neste projeto desde 2009. Até poucas semanas atrás, os dois projetos eram tocados por equipes bem distintas.
Além disso, colegas sugeriram a executivos da Fox que seu estúdio no Brasil seja acomodado em uma rua de grande movimentação, para que o próprio local sirva para promover o novo canal esportivo comercialmente.
Com informações da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário