domingo, 1 de julho de 2012

Eurocopa: Espanha e Itália se enfrentam na grande decisão neste domingo


Atual campeã mundial, a Espanha pode se tornar a primeira seleção na história a conquistar duas edições seguidas da Eurocopa, depois do título que ganhou em 2008, no torneio realizado na Áustria e na Suíça. Antes disso, a seleção espanhola tinha vencido a competição continental também em 1964, sendo que foi vice-campeã em 1984, quando perdeu a final para a França. Do outro lado, a Itália busca o seu segundo título na Euro - venceu também em 1968.
Esta é a segunda vez que as duas seleções se encontram nesta competição. No primeiro, jogo na fase de grupos aconteceu um empate, por 1 a 1. Foi neste jogo que a Itália começou mostrar sua força na Euro, já que jogou muito bem contra a favorita ao título.
A Espanha chegou na final, após derrotar Portugal nos pênaltis, por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o time espanhol garantiu presença em mais uma final de Eurocopa.
De outro está a Itália, um time que até derrotar a Alemanha, não tinha conseguido se firmar na competição. Além disso, carregava o fardo dos escândalos de manipulação de resultados. Apesar disso, o time tem experiência e costuma crescer na reta final.
Depois de derrotar a Alemanha, a Itália embalou na Eurocopa. Depois de uma vitória nos pênaltis sobre a Inglaterra, os tetracampeões mundiais derrotaram a então invicta Alemanha, por 2 a 1, em Varsóvia, e garantiram vaga na grande final da competição europeia. O herói da partida foi Mario Balotelli, autor dos dois gols italianos.
A vaga na decisão também garantiu a Itália na Copa das Confederações de 2013, no Brasil. O time tetracampeão mundial se tornou a sétima equipe classificada para o torneio, que serve de preparação para a Copa, porque a finalista Espanha já tem vaga assegurada por ser a atual campeã mundial.
Preocupação com o Super Mario
Os jogadores da seleção espanhola admitiram nesta sexta-feira que estão preocupados com a revanche contra a Itália e o atacante Mario Balotelli, neste domingo, na grande final da Eurocopa. Os gols na última quinta-feira confirmaram a recuperação de Balotelli, que teve um começo ruim de Eurocopa, incluindo uma chance clara desperdiçada contra a Espanha.
Mario Balotelli é a principal aposta da Itália para a decisão. O polêmico atacante alternou bons e maus momentos ao longo da competição, mas ganhou a confiança da torcida e dos companheiros após a grande atuação na semifinal, quando marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 diante da Alemanha.
Depois da partida contra a Croácia - empate por 1 a 1, na primeira fase -, quando perdeu diversas oportunidades, Balotelli foi sacado para a entrada de Di Natale. De acordo com o técnico Prandelli, foi neste momento que o jogador amadureceu e cresceu na competição.

A Espanha está perto de se tornar a primeira seleção a manter o seu título europeu depois de vencer a Copa do Mundo. A Alemanha Ocidental teve a chance em 1976, mas perdeu para Checoslováquia nos pênaltis. E os jogadores espanhóis admitem que pensam na possibilidade de alcançar tal feito.
A Espanha contará com dois renomados reforços na sua torcida no Estádio Olímpico de Kiev. Neste sábado, a Federação Espanhola de Futebol anunciou que o zagueiro Carles Puyol e o atacante David Villa vão acompanhar na Ucrânia a decisão contra a seleção italiana.
Os dois jogadores são apontados como alguns dos principais nomes da Espanha, mas não puderam participar do torneio, realizado na Polônia e Ucrânia, em razão de lesões. Assim, vão acompanhar no estádio de Kiev, como espectadores, a final da Eurocopa.
História
A Campeonato Europeu de Futebol é o principal campeonato de futebol entre seleções dos países da UEFA. Acontecendo a cada quatro anos desde 1960, foi originalmente chamado de Copa das Nações Européias, mudando de nome para Eurocopa em 1968.
Até 1976 apenas quatro seleções entravam na fase final do torneio. A partir de 1980 esse numero aumentou para oito e desde 1996 dezesseis seleções jogam o torneio. A partir de 2016 serão vinte e quatro seleções que jogarão o torneio. Os competidores são escolhidos em uma série de jogos qualificatórios: em 1960 e 1964 através de mata-matas; a partir de 1968 também foi incluída uma fase de grupos nas eliminatórias. O país-sede se classificam automaticamente.
A União Soviética ganhou a competição inaugural; A Alemanha triunfou por três vezes, duas como Alemanha Ocidental. França e Espanha são as únicas restantes a terem ganho o torneio mais de uma vez.
As finais da edição de 2008 foram disputadas em mais de um país-sede. A primeira vez que isso ocorreu foi o Euro 2000, sediado na Bélgica e Países Baixos. Em 2008 o Campeonato Europeu de Futebol foi disputado na Áustria e Suíça. Em 2012 o torneiro será disputado também em dois países: na Polônia e Ucrânia.
 
 
Agência Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário