domingo, 15 de julho de 2012

Carlos tem 55,7%, Rogério 7,43% e Hermano 7,29%

A primeira pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE depois que os partidos e coligações entraram com os pedidos oficiais para registro de candidaturas, em Natal, mostram o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) em primeiro lugar,  com 55,71% das intenções de voto. Em segundo, está o deputado Rogério Marinho (PSDB), com 7,43%. Em seguida, aparece o deputado Hermano Morais (PMDB), com 7,29%. Observando que a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os prefeitáveis do PSDB e do PMDB estão empatados.
Arquivo TNCarlos Eduardo lidera com 55,71% das intenções de votoCarlos Eduardo lidera com 55,71% das intenções de voto
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) tem 5,14% de intenção de votos o que o coloca, segundo a margem de erro, também tecnicamente empatado com Rogério Marinho e Hermano Morais. O quinto lugar na pesquisa é Roberto José Lopes (PCB). Ele está com 0,43% das intenções de votos. O candidato do PSOL, Robério Paulino tem 0,14%. Esses percentuais são da sondagem estimulada, na qual os pesquisadores apresentam os nomes dos candidatos aos eleitores entrevistados. Neste levantamento, 16,29% disseram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos. Outros 7,57% disseram que não sabem em quem votar.

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado responde em quem votaria se a eleição fosse hoje sem ficar diante dos nomes dos candidatos, o ex-prefeito Carlos Eduardo também lidera, com 33,29%. Na espontânea, há uma inversão de colocações. O deputado Hermano Morais assume a segunda posição com 3% das intenções de votos. Em terceiro está Fernando Mineiro com 2,43% e em quarto lugar Rogério Marinho, que foi citado por 1,71% dos eleitores. Robério Paulino e Roberto José não foram citados.

Dos entrevistados, 3,71% citaram outros candidatos que não estão com pedido de registro formulado. Outras 42,71% das pessoas disseram que não sabiam em quem votar e 0,14% não responderam.

O presidente do Instituto Certus, Mardone França, afirmou que ocorrerão outras três pesquisas para a TRIBUNA DO NORTE, nos meses de agosto, setembro e outubro. "A posição relativa deles (dos candidatos) se manteve. O que foi de mais destaque nessa pesquisa foi o desempenho de Fernando Mineiro que teve um crescimento após o registro, enquanto Hermano e Rogério não mostraram impulso", avaliou Mardone França.

Ele também observou que houve um aumento na definição de voto, com 60,57% das pessoas afirmando que não pretendem mudar o voto. "A definição de voto aumentou e a tendência natural é essa definição aumentar mais e mais", destacou.

Sondagem aponta 'índices de mudanças'
Arquivo TNRogério Marinho tem 7,43%, empatado tecnicamente com Hermano MoraisRogério Marinho tem 7,43%, empatado tecnicamente com Hermano Morais
A pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE também ouviu os entrevistados sobre a possibilidade de mudança do voto ao longo da campanha eleitoral. As respostas indicam que 38,64% dos eleitores de Natal admitem que podem - até o dia 7 de outubro, data da votação em primeiro turno - fazer uma opção diferente da que declaram atualmente. Enquanto isso, 60,57% afirmam que a decisão está consolidada, ou seja, não há risco de uma mudança na escolha do candidato a prefeito. Outros 0,79% dos entrevistados não responderam.

O instituto Certus também fez a tabulação por regiões da cidade, faixa etária, níveis de renda e grau de instrução, ao calcular os percentuais dos eleitores que admitem a possibilidade de mudança do voto.

O maior índice dos que reconhecem essa chance está entre os que moram na zona Sul da cidade, onde 43,17% admitem uma alteração na escolha do voto para prefeito. Na zona Oeste é onde está o maior percentual de voto consolidado. 65% dos entrevistados nessa região da capital afirmaram que não mudarão a escolha feita;  enquanto que 33,75% das pessoas disseram que poderão rever a escolha. Na Zona Norte, 60,85% das pessoas afirmaram estar com o voto consolidado e outras 38,72% disseram que poderão alterar a escolha.

Pesquisa mostra voto por faixa etária

Na distribuição por faixa etária, Carlos Eduardo tem a preferência de 59,48% entre os que eleitores com mais de 60 anos. Entre os que declararam ter de 16 a 24 anos, Rogério Marinho vai a 11,86 pontos percentuais. Hermano Morais consegue 11,21% entre os adultos com mais de 60 anos. Fernando Mineiro tem o seu melhor desempenho entre o eleitorado de 45 a 59 anos, com 7,1%.

Rogério Marinho foi citado por 9,87% dos que disseram ter o segundo grau completo. Hermano Morais tem o seu melhor desempenho entre os que possuem nível superior, com 14,81%.  Fernando Mineiro é citado por 17,59% dos eleitores que têm ensino superior.
Arquivo TNHermano Morais tem 7,29% das intenções de votoHermano Morais tem 7,29% das intenções de voto

Dilma está com aprovação em 75% e Rosalba em 26%

A pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE fez o levantamento sobre os índices de aprovação e desaprovação da presidenta Dilma Rousseff, da governadora Rosalba Ciarlini, e da prefeita de Natal Micarla de Sousa. A governadora Rosalba Ciarlini é desaprovada atualmente por 65,57% dos natalenses. Outros 26% aprovam a gestão. Entre os entrevistados, 6,29% não souberam responder e 2,14% não responderam.

O índice de desaprovação da prefeita Micarla de Sousa, que está a menos de seis meses de concluir a gestão, chega a 85,57%. A aprovação fica em 9%. Dos entrevistados, 4,43% não souberam responder e 1% não responderam.

Está na zona Leste o maior percentual de desaprovação da prefeita Micarla de Sousa. Dos entrevistados nessa região, 90,48% disseram que desaprovam a gestão municipal. Na zona Oeste está o maior percentual de aprovação da administração da capital potiguar; 14,36% das pessoas disseram aprovar a gestão municipal.

Entre as administrações municipal, estadual e federal, a presidenta Dilma Rousseff é a única que consegue um índice de aprovação superior ao de desaprovação. Ela é aprovada por 75,71% dos natalenses. A reprovação está em 17,71%.

A pesquisa Certus foi realizada nos dias 11 e 12 de julho e entrevistou 700 pessoas.
ReproduçãoInfo mostra situação dos candidatos e a avaliação das gestõesInfo mostra situação dos candidatos e a avaliação das gestões

Aprovação e voto

A pesquisa do Instituto Certus/TRIBUNA DO NORTE observou o comportamento do eleitorado em relação a escolha do candidato com a opção de aprovar ou desaprovar a gestão da prefeita Micarla de Sousa.

57,43% dos eleitores que desaprovam a gestão Micarla de Sousa afirmaram votar em Carlos Eduardo. Mas o prefeitável do PDT também lidera a intenção de votos entre os que aprovam a gestão. 42,86% das pessoas que disseram aprovar a administração da prefeita Micarla declaram votar em Carlos Eduardo.

A pesquisa também fez o comparativo entre os eleitores que disseram não desejar mudar o voto e a escolha do candidato. Dos eleitores que afirmaram não pretender mudar o voto, 67,71% disseram votar em Carlos Eduardo. Dos entrevistados que afirmaram ter voto definitivo, 7,55% afirmaram votar em Hermano Morais. 13,06% das pessoas que afirmaram poder mudar a escolha, disseram votar em Rogério Marinho. Dos que admitiram mudar o voto, 6,94% escolheram Fernando Mineiro.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário