domingo, 25 de setembro de 2011

Vendas de PCs desabam



O crescimento do mercado global de PCs neste ano deve ser de apenas 3,8%, bem abaixo da previsão anterior, que era de 9,3%. As projeções globais de vendas de computadores pessoais feitas pelo Gartner estão sendo cortadas dramaticamente devido à instabilidade econômica da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, e por conta do crescimento da preferência do consumidor por tablets, do tipo iPad, da Apple.
Pesquisas do Gartner também apontam que, em janeiro de 2012, as vendas de PCs devem atingir 352 milhões de unidades, quase 54 milhões a menos do que o previsto para dezembro de 2011. É a segunda vez neste ano que o Gartner reduz a expectativa de vendas globais de PCs.
“A expectativa original era de que a economia se estabilizaria no segundo semestre e os consumidores que não atualizam seus PCs há algum tempo seriam atraídos de volta para o mercado”, diz Ranjit Atwal, diretor de análises do Gartner. “Mas isso não ocorreu e os PCs vêm perdendo ainda mais a preferência na hora da compra.”
As vendas do segundo trimestre deste ano foram muito menores do que o esperado nos Estados Unidos e os primeiros sinais são de que os gastos na volta às aulas foram desapontadores. Muitos consumidores estão comprando smartphones e tablets, mas mantendo seus computadores de mesa ou laptops por mais alguns anos.
Em contraste com a redução das vendas de PCs, o Gartner prevê que as vendas mundiais de smartphones deverão crescer 57,7% em 2011, para 468 milhões de unidades, enquanto as vendas de tablets deverão mais do que triplicar, para quase 70 milhões de unidades. “Só no fim de 2012 poderemos ver um estímulo para a indústria de PCs, se companhias como a Microsoft e Intel começarem a vender laptops mais finos e leves a preços menores. Mas, se isso não acontecer, teremos que reduzir os números mais uma vez”, diz Atwal.
A decisão recente da HP de desmembrar sua unidade de PCs enfatiza as dificuldades que o setor enfrenta. Em agosto, a Acer, de Taiwan, a quarta maior fabricante de PCs do mundo, em vendas, projetou prejuízo para 2011, e a Dell cortou sua previsão de receita para o ano. “O modelo de negócios dos vendedores de PCs precisa mudar. Ele era baseado em preços baixos, volumes elevados e margens baixas. Mas o modelo está entrando em colapso porque eles não têm mais os volumes anteriores”, avalia Atwal.
As empresas de computadores terão de evoluir e produzir uma variedade maior de aparelhos, de telefones a tablets e televisores, segundo o Gartner. “A Apple vem mostrando o caminho, mas ainda não sabemos se outras companhias conseguirão fazer o mesmo.”
As vendas em mercados emergentes, como China, Rússia e Brasil, sustentam a indústria de PCs, enquanto caem na Europa Ocidental e nos EUA. No entanto, o Gartner diz que, se o comportamento de compra mudar nesses países – talvez com o lançamento de tablets mais baratos – o mercado de PCs vai estagnar ainda mais.

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