domingo, 11 de agosto de 2013

11 de Agosto dia do Estudante, do Advogado e dos Pais - Por Ruzel Costa

Malala Yousafzai jovem estudante paquistanesa foi vitima de um atentado promovido pela organização radical Talibã por exigir educação para meninas.
O objetivo do Talibã era matar Malaladevido  sua participação  em campanhas contra os esforços da organização  de negar educação às mulheres. O atentado ocorreu em outubro de 2012, onde foi atingida com um tiro na cabeça. Ela recebeu tratamento médico na Inglaterra onde mora atualmente. Os médicos remendaram partes de seu crânio com uma placa de titânio.
Malala não só sobreviveu ao atentado, recuperou-se comemorou seu aniversário de 16 anos em 12 de julho de 2013, com um empolgante discurso na Organização das Nações Unidas,  para uma plateia de representantes de mais de 100 países.
Em seu discurso pronunciou: "Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. Educação é a única solução”.
Que fique a lição a quem tem o direito e o privilegio de estudar!
A origem do dia
Em 11 de agosto de 1827, o imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais: um na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Olinda em Pernambuco, que mais tarde foi transferido para Recife. Até então, todos os interessados em estudar as leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Em São Paulo o lugar escolhido para o curso foi o Convento de São Francisco, no centro da cidade, construído em meados do século XVII.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, foi proposto que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes e advogados.
A importância dos estudantes na história do país

 No Brasil, algumas lutas tiveram os estudantes como atores principais, desencadearam mudanças significativas no cenário político nacional, como na resistência à ditadura militar, onde a classe estudantil participou ativamente do processo de redemocratização, na Campanha Diretas Já e nos recentes movimentos ocorridos no país em busca não só da melhoria dos transportes públicos, como também na educação, na saúde e o grave problema que afeta o país  a Corrupção.
No Sistema Prisional a educação também esta presente, sendo tão importante e necessário. Segundo o relato do acadêmico Américo Gregório Mansur, 42 anos “Tudo começou nas escolhas erradas que fiz na vida após meus 37 anos, me envolvi com coisas que não edificaram minha vida em nada e só me atrasaram. Cometi erros aos quais me custaram muito tempo perdido. No dia 31 de março de 2008, fui preso por trafico de drogas e a justiça foi feita. Passei quatro anos preso no Presídio Panda e lá dentro tive o apoio da minha família. Foi onde pude refletir das coisas erradas que havia feito, estudei E conclui o 2º grau, fiz cursos e tive um bom comportamento na prisão cumprindo assim o que devia.
Hoje sou um cidadão como qualquer outro, após deixar a prisão na semana seguinte entrei na faculdade e posso dizer que estou aproveitando as oportunidades que a vida nos oferece, atualmente estou no 4º período do curso de Enfermagem e obtenho um bom aproveitamento mas matérias. Hoje tenho outra expectativa de vida que é me formar logo em breve e poder ajudar mais os meus filhos”.
A estudante do ensino fundamental Brenda Souza Brito, relata:
 

Vários problemas afetam a educação no país como, por exemplo: o trabalho infantil, que atinge quase 4 milhões de crianças a partir dos 4 anos de idade. O trabalho no Brasil é proibido para menores de 14 anos e, desta idade até os 15 anos, só é permitido na condição de aprendiz. Entre os 16 e 17 anos o trabalho é liberado, desde que não comprometa a atividade escolar e que não ocorra em condições insalubres e com jornada noturna, a solução para erradicar a questão estaria no ensino integral; a questão da violência, do vandalismo por parte de alguns  “estudantes” que se acham inimputáveis. Escola e família andam muito distantes e precisam dividir responsabilidades; outra questão é o bullyingo problema aparece com atitudes agressivas negativas, intencionais e repetitivas adotadas por um ou mais alunos com um ou contra um grupo sem motivação evidente causando dor, angústia e sofrimento executadas em uma relação desigual de poder. São sinais da vítima: não querer ir mais para a escola, pedir para mudar de turma ou de escola, queda brusca no rendimento escolar, isolamento, depressão. A questão é tão importante e preocupante que foi mostrado em vários  capítulos na Novela Flor do Caribe  exibido pela Rede Globo.
Segundo a inglesa, Organização  de Desenvolvimento sem fins lucrativos, tem por finalidade  promover e proteger os direitos das crianças,afirma que cerca de um terço da meninas em todo o mundo têm negado o acesso à educação por causa da violência, discriminação, pobreza e práticas como o casamento na infância, informa a organização, sediada  e segundo a ONU mais de 120 milhões de jovens entre 15 e 24 anos não têm habilidades básicas de leitura.
O dia do advogado
mas o que é ser Advogado?
 Ser Advogado é ser justo, sempre. Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade. Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator.Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade.
Amar a pátria, guardar a fé em Deus, na verdade e no bem. (OAB – Cruz Alta – RS)
"Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.
Constituição Federal – 1988.
Para o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo “Ser advogado é ter coragem de enfrentar o senso comum, quando o senso comum quer transformar julgamentos em arenas romanas, onde o polegar para cima absorve e o polegar para baixo condena”. Segundo o ministro, a inviolabilidade do direito de defesa é garantida pela atuação dos advogados. “ Ser advogado é exigir condenação com provas, é exigir que efetivamente as conquistas da humanidade ao longo de séculos sejam respeitadas e mantidas porque muitos morreram por elas” José Eduardo Cardozo 12 de março de 2013.
Dia dos Pais
Data muito comercial, mas que aparece emnosso  calendário,  lembrada pelo menos uma vez ao ano, onde os filhos, muito ocupados, desligados  ou até mesmo ingratos(talvez por vários motivos)  podem lembrar da figura paterna.
Parece que o primeiro registro do dia dos pais,foi descoberto nas ruínas da Babilônia, atual Iraque. Arqueólogos encontraram uma placa feita de barro com aproximadamente 4000 anos, onde um jovem esculpiu um cartão onde desejava a seu pai sorte, saúde e vida longa.
No mundo contemporâneo, a ideia de comemorar o dia dos pais surgiu em 1909, quando a norte-americana Sonora Louise (1882-1978) filha de um veterano da Guerra Civil, que  ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. A inspiração de Sonora foi o próprio pai, que viu sua esposa falecer no parto do sexto filho e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
 No Brasil, a ideia foi importada dos Estados Unidos pelo publicitário carioca Sylvio Bhering, e foi comemorado pela 1º vez no dia 14 de agosto de 1953 em uma sexta-feira dia de São Joaquim, patriarca da família, mas a data foi modificada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais e por ser mais propício às reuniões de família.
Estudantes, Advogados e País AINDA podemos melhorar nosso país?
Professor Ruzel Costa leciona da EEEFM Madeira Mamoré, Colégio Objetivo, Faculdade Faro e Colégio Interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário