sexta-feira, 13 de junho de 2014

Abertura da Copa bate recorde de audiência na Europa



A cerimônia de abertura da Copa do Mundo teria sido assistida mais de 3,2 bilhões de pessoas no mundo inteiro. As estatísticas, ainda provisórias e não-confirmadas, fariam do evento o mais assistido da história. Na França, Reino Unido e Espanha, a abertura e o jogo Brasil x Croácia quebrou recordes históricos de um jogo de Mundial - excluídos, claro, os jogos das respectivas seleções nacionais. Em Paris, TF1, maior rede privada de TV da Europa, registrou mais do que o triplo de audiência do que suas concorrentes diretas somadas, que juntas não chegaram a 50% do total de aparelhos ligados no país.
Os números oficiais ainda não foram divulgados pela Fifa, mas a entidade já comemorou "evento o mais visto já realizado". Segundo a entidade, o total de aparelhos ligados na quinta-feira superou o obtido na Copa de 2010, que foi de 3,2 bilhões de espectadores. A entidade aposta que o torneio vai registrar recordes na África, no Oriente Médio e também na Europa, mas estima que nas Américas o crescimento pode ser maior.
Se as estatísticas oficiais ainda não foram divulgadas, os números nacionais tendem a confirmar a previsão da Fifa. Na quinta-feira à noite, em média mais de 8,7 milhões de franceses sintonizaram a emissora que transmitiu a cerimônia de abertura e o jogo do Brasil. O número representa 47% de audiência, um recorde histórico no país, e foi ainda maior entre jovens do sexo masculino com idade entre 15 e 24 anos, que foram 68% a assistir a atuação de Neymar e Oscar contra os croatas. A audiência de TF1 na França foi o dobro de todos os grandes concorrentes somados.
No Reino Unido, 12,6 milhões de britânicos chegaram a assistir a cerimônia de abertura e o jogo inaugural no pico de audiência, segundo números da rede ITV. Em média, a rede de TV obteve 40,3% de audiência no horário da transmissão, que na Inglaterra aconteceu entre 19h e 23h15. Durante o jogo, a média foi ainda mais elevada, chegando a 11,2 milhões de espectadores - ou 50% dos aparelhos de televisão.
Na Espanha, a média foi de 8,4 milhões de pessoas reunidas pela rede de TV Telecinco, que obteve 43,5% da audiência. A cerimônia de abertura, porém, teve média muito inferior: 20,5%. Durante o jogo do Brasil, o pico no país chegou a 9,7 milhões de espectadores, ou 47,4% dos televisores do país - quase cinco vezes mais do que a segunda programação mais assistida. Os números na Espanha, que se reproduziram em toda a Europa, levaram o jornal El País a constatar: "Começo do Mundial do Brasil arrasa na televisão".

Fonte: O Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário