terça-feira, 21 de abril de 2015

Tornado no oeste de Santa Catarina deixa dois mortos e 120 feridos




 Após o tornado que atingiu 2,5 mil casas e provocou duas mortes, o município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, deve decretar estado de calamidade pública até o final do dia desta terça-feira. A informação foi confirmada pelo governador Raimundo Colombo, que afirmou que recursos de um fundo estadual da Defesa Civil devem ser destinados ao município.

O estado de calamidade pública é declarado quando existe uma situação anormal, provocada por desastres naturais, que comprometam de forma substancial o funcionamento do poder público. Quando declarado por uma prefeitura, precisa ser homologado pelo governador antes de passar a valer.

Quando o município ou Estado declara a situação atípica, pode ter acesso ao Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). Os habitantes também podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Ministro do Trabalho, Manoel Dias já confirmou que o FGTS será pago aos moradores que tiveram suas residências atingidas.

No começo da tarde, o Ministério da Integração Nacional acionou o Exército em Santa Catarina e deslocou 100 homens, além de caminhões, para ajudar na locomoção das famílias atingidas pelo tornado em Xanxerê para abrigos. O papel dos militares também é de ajudar nas buscas por vitimas e retirada de escombros dos locais atingidos.

Xanxerê registra mortes e casas desabamentos
Estima-se que a velocidade dos ventos que atingiram Xanxerê na tarde de segunda-feira tenham chegado a 250 km/h. Dados atualizados pela Defesa Civil nesta terça-feira mostram que, até o momento, 600 pessoas foram atendidas com lonas e materiais de emergência.

O motorista de transporte escolar, Alcemar Sutil, de 31 anos, não resistiu após o imóvel em que estava desabar sobre ele e a família. O filho dele, de oito anos, está internado no Hospital Regional de Chapecó.

A segunda vítima é Deonir Comin, de 48 anos, que estaria trabalhando numa obra que desabou durante a passagem do tornado.

Ao menos 120 pessoas foram encaminhadas para centros de saúde de cidades de região, sendo três com bastante gravidade. Outras três pessoas sofreram amputações.
Fonte: Diario Catarinense






Nenhum comentário:

Postar um comentário