São Paulo -- A Anatel divulgou, hoje, um relatório sobre a qualidade da telefonia celular
de fevereiro a abril. Ele compara as principais operadoras -- Claro,
Oi, TIM e Vivo -- e diz que as quatro melhoraram em qualidade nesses
três meses. Ainda assim, Oi, TIM e Vivo ficaram abaixo das metas de
conexão de dados estabelecidas pela agência.
Segundo a Anatel, a Oi continua sendo a operadora com mais reclamações
registradas na Anatel por grupo de mil assinantes. Em abril, foram 0,64
queixas para cada mil usuários, contra 0,47 da Claro, 0,36 da TIM e 0,32
da Vivo.
Quando se medem as reclamações registradas pela própria operadora, a
recordista é a Claro, com 23 ocorrências para cada mil usuários em
abril. Em seguida vêm Vivo, com 10 reclamações; Oi com 9; e TIM, em
melhor situação, com 7 queixas por grupo de mil assinantes.
A TIM, porém, é a lanterninha em outro indicador: o percentual de
ligações interrompidas antes de serem concluídas, conhecido como taxa de
desconexão. Em abril, segundo a Anatel, 1,14% das chamadas feitas pela
TIM caíram. A taxa da Vivo foi 0,99%. Claro e Oi quase empataram com
0,68% e 0,66%, respectivamente. A taxa de desconexão de voz máxima
aceita pela Anatel é 2%.
Embora a agência enfatize que as operadores têm feito progressos,
nota-se que os serviços de comunicação de dados estão um degrau abaixo
dos de voz em qualidade. A Anatel estabelece que 98% das conexões devem
ser completadas, mas só a Claro atingiu essa meta, chegando a quase 99%.
As outras três operadoras ficaram em torno de 96%.
Fonte: Exame
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