Estudo divulgado pelo paulistano Jornal Valor Econômico coloca o Rio
Grande do Norte como o campeão nacional de compra de votos, de reeleição
de prefeitos e inclui Mossoró no roteiro das eleições sob influência do
poderio financeiro.
Com base nas quatro últimas eleições municipais (2000, 2004, 2008 e
2012), o estudo coloca o Rio Grande do Norte com média de 71,7% de êxito
dos candidatos à reeleição. A reportagem do Valor Econômico ouviu o
cientista político da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
José Antônio Spinelli, que explicou que isso resulta do fato de a
maioria dos municípios potiguares ser de extrema pobreza e com população
dependente dos recursos públicos.
O texto cita a incapacidade de realizar obras e benfeitorias. Daí a
necessidade de compensação encontrada pelos prefeitos com a prática
generalizada do clientelismo, da cooptação de lideranças e do uso e
abuso da máquina administrativa.
“Na época da eleição, os prefeitos colocam a máquina para funcionar
de modo avassalador. Há um uso massivo e indiscriminado das finanças
para se reeleger. A compra de votos é generalizada”, afirma Spinelli. No
trecho seguinte a matéria traz a afirmação de que “com pouca
fiscalização, a véspera da eleição é tida como o dia mais importante de
campanha, quando grupos de trabalho saem pela noite e varam a madrugada
distribuindo cestas básicas, camisetas e outros agrados aos eleitores.
Denúncias, geralmente, são feitas pelos adversários políticos, mas os
processos não são concluídos e não há punição na maior parte dos
casos”. Na reportagem o cientista político cita Mossoró como meio de
perpetuação por um único grupo político através de reeleições
consecutivas e força da máquina pública. “Será, na prática, o sexto
mandato dela, Rosalba, ou delas, já que todas são mulheres”,
acrescentou.
Fonte: O Mossoroense
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